A Produção

Terreno e Clima

A vinha situa-se em ligeiras encostas viradas a Sul, onde a influência amena das brisas marítimas se fazem sentir na qualidade das uvas. Os solos são argilo – calcários de textura franco-arenosa.

 

Castas

As castas foram rigorosamente seleccionadas e o nosso património vitícola é constituído pelas seguintes variedades:

Castas predominantes

Brancas

Arinto, Verdelho, Antão Vaz, Sauvignon Balnc, Moscatel Galego e Síria

Tintas

Touriga Nacional, Aragonez, Trincadeira, Castelão, Sousão, Alicante –Bouschet, Syrah, Cabernet – Sauvignon e Merlot.

 

A Vinha

A vinha é aramada, com uma área de cerca de 20 hectares, condução em cordão bilateral (Royat). A adubação é orgânica. A vinha está em modo de Produção Integrada, respeitando o ambiente e preservando a saúde do consumidor e do agricultor. A colheita das uvas é manual e só se vindima quando as uvas atingem a maturação fenólica e de acordo com o vinho a produzir.

 

Adega

No "Morgado da Torre", o vinho é produzido em cubas de inox com controlo de temperatura, o estágio dos melhores lotes é realizado em barricas de carvalho e todo o engarrafamento é feito na propriedade. Estamos em presença de uma pequena Adega familiar, a produção anual  é cerca de 90.000 litros, sendo todo o processo desde a plantação da vinha até à expedição do produto controlado directamente pelo proprietário. Foi a primeira adega no Algarve a produzir “vinhos de quinta” certificados com denominação de origem controlada – Algarve / DOP Portimão.

 

Os vinhos

As vinhas encontram-se inseridas dentro da região vitivinícola de Portimão, aptas a produzir vinhos com denominação de origem certificada.

Os vinhos da Quinta Morgado da Torre revelam em pleno a personalidade de um "Vinho de Quinta", um vinho com identidade própria. As castas usadas na elaboração dos mesmos aliados a um adequado perfil de solo e a um clima mediterrâneo seco, resultam em vinhos frutados, com estrutura, além de um bom equilíbrio álcool/acidez, aromas de grande qualidade sugerindo apetência a um lento envelhecimento.